logo

ELEIÇÕES 2024

Prazo para regularização do título eleitoral termina nesta quarta-feira, 8 de maio

"O Cartório Eleitoral de Araputanga terá atendimento ao público das 8h às 18h até quarta-feira, inclusive no horário de almoço."


Por Redação

img

Reprodução

Termina nesta quarta-feira, 8 de maio, o prazo para solicitar o primeiro título de eleitor, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a Justiça Eleitoral e pedir a transferência de domicílio eleitoral.

 

Caso o eleitor que esteja irregular com a Justiça e não atualize a situação até esta data, não será possível votar nas eleições municipais deste ano, que ocorrem em 6 de outubro.

 

Além de não poder votar, o eleitor também terá dificuldades para emitir documentos (como passaporte), realizar matrícula em universidades, receber benefícios sociais e assumir cargos públicos.


Para retirar o primeiro título, é preciso fazer o processo chamado de alistamento eleitoral. O voto é obrigatório para quem completa 18 anos de idade em 2024. Pessoas analfabetas assim como aquelas com mais de 70 anos ou com idades entre 16 e 17 anos podem escolher se desejam ou não votar.


É possível fazer a solicitação de primeiro título de maneira remota. O site do TSE tem uma página de autoatendimento eleitoral – para acessá-la, clique aqui. É preciso preencher dados pessoais, como número do CPF, data de nascimento e nome da mãe.


Além disso, será necessário ter a biometria coletada presencialmente. O prazo para esse procedimento também se encerra no dia 8 de maio. No entanto, quem não tiver a biometria cadastrada conseguirá votar normalmente nas eleições de outubro.


Quem quiser corrigir dados que estão incorretos no cadastro do TSE, mas sem alterar o domicílio eleitoral (cidade onde vota) ou o local de votação (dentro da mesma cidade), também pode acessar a ferramenta de atendimento eleitoral no site do TSE. É possível corrigir telefone, endereço ou informações pessoais.


Por outro lado, quem mudou de cidade e deseja garantir o direito ao voto nesta eleição deve pedir a transferência de domicílio eleitoral. Tem direito à transferência quem já está residindo na nova localidade há pelo menos três meses. Depois de acessar o sistema do TSE e informar a alteração do endereço, será preciso enviar documentos, como um comprovante de residência atualizado.

 

Em Araputanga (a 345km de Cuiabá), o Cartório Eleitoral irá manter o atendimento ao público das 8h às 18h, inclusive no horário de almoço.

 

FALE COM O POPULAR ONLINE

Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.


EXPANSÃO

Sicredi alcança a marca de 9 milhões de associados e estima abrir mais de 400 novas agências em dois anos

Mais de 1,5 milhão de pessoas se associaram à instituição nos últimos 12 meses


RECÉM-NASCIDA

Mãe dorme enquanto amamentava e bebê de 15 dias morre no interior de MT

A mãe da criança acordou por volta das 4h30, momento em que percebeu que a criança não respirava


TRÂNSITO VIOLENTO

Mato Grosso chegou a ocupar a 3ª posição no ranking nacional de letalidade no trânsito

“Não há infração sem justificativa. Todo condutor tem uma desculpa para exceder a velocidade, usar o celular ao volante ou ignorar regras básicas. Mas essa autoconfiança pode custar vidas”, alertou o comandante da 2ª Companhia de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário, Sandro Lúcio.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.